Falando de Marketing

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quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Dica para aumentar a satisfação do cliente interno

Sejamos sinceros: por mais que uma pessoa adore o que faz, ninguém gosta de trabalhar no meio do feriado. Claro que há casos isolados de pessoas que preferem trabalhar a ficar em casa relaxando ou curtindo uma praia, mas creio que dá para dizer que a grande maioria das pessoas prefere emendar os feriados.

Há muitas empresas que já definem seus calendários anuais e decretam feriado naquelas segundas-feiras que insistem em ficar no meio de um feriadinho na terça. Carnaval, então, é coisa certa: muita gente só reencontra os colegas de trabalho na quinta-feira. Mas há várias empresas que seguem o calendário à risca, sem livre interpretação. É feriado na quinta-feira, esteja aqui na sexta. No Carnaval, o feriado mesmo é só terça-feira, então é bom que a equipe apareça na segunda-feira. E na quarta também! Quer emendar? Só se tiver saldo no banco de horas!

Tudo bem, está certo, está na lei. Somos contratados para trabalhar nos dias úteis. Sem contar, é claro, os casos em que não há escapatória, dependendo da área de atuação da empresa. Se alguém trabalha em um shopping, por exemplo, não pode achar que a loja de chocolates vai fechar na sexta-feira santa.

Mas, deixando o varejo e serviços de primeira necessidade de lado, muitas empresas poderiam adotar políticas mais simpáticas de remendos no calendário. Segue uma dica para, quem sabe, aplicar no resto do ano (já que o Carnaval acabou de acabar):

Analise o calendário do ano todo e some os dias que podem ser “emendados”. Aí multiplique pelo número de horas trabalhadas diariamente (na regra geral, oito por dia). Depois calcule o número de dias trabalhados que sobram em todo o ano. Finalmente, transforme em minutos aquelas horas dos dias emendados (multiplique por 60) e divida pelo número de dias trabalhados. O resultado? O número de minutos a mais que a equipe deverá trabalhar por dia, a fim de obter o direito de emendar seus feriados.

Por exemplo: no ano de 2007, depois do Carnaval, temos três feriados que poderiam ser emendados até novembro (não vamos contar o Natal por ser uma época em que há férias, recesso coletivo etc.). Ou seja, 3 x 8 horas de trabalho = 24 horas. Multiplicando por 60, 24 horas são iguais a 1440 minutos. Contando os dias de trabalho que restam de março até o final de novembro, temos 188 dias. Finalmente, dividindo 1440 por 188, temos 7,65 minutos. Para facilitar, arredondamos para 8. Aí é só divulgar para a equipe: quem quiser emendar os feriados deve trabalhar 8 minutinhos a mais por dia, todo dia, de março a novembro. Assim, a empresa não perde em horas trabalhadas e a equipe fica muito mais feliz.

Muito pouco? Não faz diferença? Pois é... se achar que oito minutos a mais não fazem diferença, simplesmente emende os feriados e presenteie a equipe com esse “agrado”.

Não pode perder três dias de trabalho pulverizados em oito minutos diários? Então divida essas 24 horas em períodos maiores e defina as escalas com a equipe. Por exemplo, uma hora por dia a mais durante 24 dias pré-determinados. Enfim, as alternativas, como se vê, são inúmeras, basta adequar o que for mais cômodo para a sua empresa.

Depois, só resta fazer um comunicado oficial aos clientes informando o calendário oficial da empresa. Assim, eles também já podem se programar, sabendo de antemão que você e sua equipe não estarão disponíveis naqueles dias.

E bom feriado!