Falando de Marketing

Artigos, comentários e idéias sobre marketing e afins.

segunda-feira, dezembro 11, 2006

De volta à teoria

Fim de ano, prazos reduzidos, cansaço, tensão. Vontade de que dê tempo de fazer e deixar tudo pronto e, ao mesmo tempo, vontade de que as horas voem para poder respirar aliviado – preferencialmente sentado numa cadeira de praia em frente ao mar naqueles poucos dias que você conseguiu tirar das férias quase vencidas.

Para não sentir-se sozinho e confuso no meio desse turbilhão de emoções, o que você faz? Está tão cansado que não consegue nem pensar numa resposta? Pois aqui segue uma sugestão: volte ao básico. Quando tudo fica uma loucura e você não tem a que se prender, busque a fonte. Reveja a teoria.

Nos tempos frenéticos de hoje e, especialmente, dos departamentos de marketing, tanta coisa acontece tão rápido que o risco de esquecer-se da razão para todo esse trabalho é alto. E isso traz confusão, cansa, estressa. Dar muita atenção somente ao que é feito diariamente - aos incêndios que precisam ser apagados, ao fornecedor que não deu retorno ou ao material encomendado que atrasou - acaba afastando o profissional da reflexão, da análise de suas ações. E é através da teoria que encontramos respostas e explicações para essas atividades corriqueiras. Com a teorização conseguimos ligar os pontos e compreender o que cada ação representa.

Uma vez percebendo os motivos de cada atividade, você não se sentirá mais tão perdido, tão confuso, pois conseguirá vislumbrar o resultado de cada uma das atividades na sua lista do dia.

Por isso, não deixe a teoria de lado. E não seja presunçoso achando que é experiente o suficiente para não precisar mais ler sobre a teoria de tudo que você faz. Como foi dito, voltar à teoria não significa que você esqueceu, não aprendeu direito ou não tem experiência suficiente. Trata-se apenas de uma maneira de se renovar, relembrar por que você começou tudo isso, refrescar a memória e os conceitos aplicados dia após dia.