Falando de Marketing

Artigos, comentários e idéias sobre marketing e afins.

terça-feira, fevereiro 07, 2006

Consciência de marketing

Não sei se é impressão minha ou se tenho muita sorte de trabalhar na empresa em que estou atualmente, mas parece-me que hoje em dia os profissionais de outras áreas estão percebendo mais a importância do marketing.

Desde quando me interessei pela área é muito comum ter de explicar para as outras pessoas o que eu faço da vida. “Mas é assim... divulgação?”, eles perguntam. E lá vou eu tendo que explicar mais uma vez qual é a desse tal de marketing. Às vezes, dependendo do interlocutor, abano a cabeça concordando com a suposição – claro que não dá para dizer que marketing é divulgação, mas divulgação faz parte do marketing (portanto, não deixa de ser). E na realidade é normal que ocorra essa generalização por parte de quem não conhece a disciplina, como deve acontecer com várias áreas do conhecimento - na informática, por exemplo: “Analista de sistemas? Ah, sei, você mexe no Windows...”.

Então partindo do princípio que muita gente nem sabe o que é marketing, imagine esperar que saibam qual é a importância dele para uma empresa. Mas qual não é a minha surpresa quando noto que boa parte dos colaboradores da empresa onde trabalho sabe identificar necessidades e sugerir ações de marketing.

Tudo bem que eles não se expressam usando os jargões da área, muitas vezes nem sabem que aquilo que estão dizendo refere-se a marketing, mas o que importa é eles identificarem as necessidades. Mostrar-lhes que elas podem ser atendidas através de ações de marketing é o de menos.

Freqüentemente, porém, eles não apenas identificam necessidades como sugerem soluções – algumas delas boas e criativas. Isso é um paraíso para a área de marketing conseguir trabalhar em parceria com outros setores. E não só isso, é um grande avanço para a empresa, pois ela tem a sorte de contar com uma pequena mas presente filosofia de marketing – aquele desejo utópico de que todos os stakeholders atuem diariamente com uma visão de marketing.

Quando essa consciência de marketing permeia a empresa, isso pode auxiliar em muito o profissional de marketing, evitando que ele fique míope. Isso porque quando todos contribuem com observações e idéias visando os objetivos da empresa, o departamento de marketing vê-se inserido num ambiente rico de diferentes pontos de vista, facilitando o profissional a diversificar sua própria visão da empresa.

Portanto, abrir as portas do departamento de marketing e convidar os outros para uma visita pode ser uma ótima idéia para agregar elementos e insights interessantes às estratégias de marketing da empresa. Não há nada de errado e desmerecedor em aceitar sugestões de pessoas que não são experts no assunto. O importante é saber que cada um tem seu papel: todos os colaboradores de uma empresa podem contribuir levantando necessidades e apontando estratégias de marketing, mas quem irá lapidar, difundir e implementar as idéias na hora certa continuará sendo o responsável da área. Sem nada a perder nas suas atribuições, mas muito a ganhar na consistência do seu trabalho.