Falando de Marketing

Artigos, comentários e idéias sobre marketing e afins.

quinta-feira, fevereiro 02, 2006

Inteligência competitiva

Fator crucial para garantir a sobrevivência no mundo dos negócios atualmente, a inteligência competitiva nada mais é do que trabalhar com os olhos voltados a tudo que compõe e afeta o ambiente interno e externo da empresa.

É a atividade de inteligência que busca a manutenção e o desenvolvimento da vantagem competitiva de uma empresa em relação aos seus concorrentes. Para tanto, ela se dá através de um trabalho sistemático de coleta, processamento, análise e disseminação de informações não só sobre as atividades dos concorrentes, mas também sobre tendências e tecnologias gerais do mercado. Tudo, logicamente, visando atingir metas específicas da empresa.

O objetivo é, como já foi dito, assegurar a continuidade e o crescimento do negócio. Dessa maneira, uma ferramenta adequada para tal fim é o planejamento estratégico. Através dele, é possível realizar uma análise detalhada dos pontos fortes e fracos (ambiente interno), e das oportunidades e ameaças (ambiente externo). Esta matriz é também conhecida como análise SWOT, sigla derivada das palavras em inglês “strengths, weaknesses, oportunities, threats”.

Após a realização de uma pesquisa para obter as informações necessárias para completar tal matriz (podendo ser com base em dados primários ou secundários, de acordo com as possibilidades e necessidades da empresa), torna-se mais fácil visualizar o panorama em que a empresa se insere. Assim, detendo conhecimento sobre sua situação atual, baseado não só no presente, mas também no seu passado e nas suas intenções para o futuro, a empresa pode planejar suas estratégias e ações fazendo uso do que chamamos de inteligência competitiva.

Essa mesma inteligência competitiva servirá ainda para avaliar o desempenho e os resultados esperados em cada setor da empresa, tomando como base não apenas o que ela pode definir como ideal, mas sim no que o mercado aponta como mais adequado e provável de ser atingido em um determinado momento.

Por todas essas razões, a inteligência competitiva permite que a empresa se posicione com “conhecimento de causa”, reduzindo suas chances de erro e fracasso. Além disso, dessa maneira, a empresa cresce de modo condizente ao mercado em que se insere, definindo de forma mais clara seu nicho e posto em relação aos concorrentes, seu posicionamento na mente do cliente e, numa visão macro, seu lugar dentro da realidade sócio-econômica da região (cidade, estado, país) onde atua.